08 dezembro 2011

Dicas de roupas e acessórios que combinam melhor com cada tipo físico


Não faça compras sem antes saber quais as peças que mais valorizam o seu tipo físico e aquelas que te fazem parecer mais gorda, mais baixa ou, simplesmente, não fazem você se sentir bem na frente do espelho.

Partindo do princípio que nem tudo que cai bem em uma pessoa, cai bem na outra, o primeiro passo é fazer uma auto-análise do seu corpo, identificando os pontos fortes e fracos da sua silhueta. E foi no OQVestir que descubri algumas dicas de peças e acessórios que combinam melhor com cada tipo físico.

Tipos físicos mais comuns

Veja os cinco tipos mais comuns e descubra qual é o seu. A partir daí é só seguir algumas regrinhas na hora de escolher o que vestir e pronto. 


AMPULHETA

Descrição:
Se os seus ombros seguem a mesma linha dos quadris e a sua cintura é mais fina e bem desenhada, você é uma mulher de sorte. Seu corpo é super proporcional e fica bem com tudo. Para valorizá-lo ainda mais, destaque a cintura e deixe suas formas bem à mostra.

Dicas:
Não se mexe em time que está ganhando, por isso, no seu caso, a roupa tem a função de valorizar a sua silhueta perfeita e não de esconder ou modificar suas formas.

Blusas
Escolha um modelo que valorize sua cintura. Camisetas acinturadas, camisas justas e modelos transpassados, como o cache-coeur devem ganhar lugar de destaque no seu guarda-roupa. Abuse dos decotes que destacam seu colo, como o ombro-a-ombro e o canoa.

Blazers e Jaquetas
Os modelos acinturados, com cintos ou faixas na cintura realçam o equilibrio da sua silhueta.

Calças e bermudas
Aposte nos modelos com a cintura levemente baixa, pernas retas ou bootleg. As bermudas retas de alfaiataria e os shorts mais compridos e larguinhos também são uma ótima opção.

Saias e vestidos
Escolha saias retas, saia lápis, rodadas leves, em viés ou evasê. Os vestidos podem ser transpassados na cintura ou mais justos no corpo e mais soltos na saia.

Acessórios
Para compor os looks, escolha os colares de comprimento médio e abuse das faixas e cintos. Não esqueça do salto, mesmo que mínimo, e dos sapatos com bicos mais finos.


TRIÂNGULO

Descrição:
Se a parte superior do seu corpo é mais fininha que a inferior, ou seja, os seus ombros são estreitos, a cintura bem desenhada e os quadris e coxas mais largos, valorize a área do colo e da cintura, chamando menos atenção para a parte inferior do corpo.

Dicas:
Tudo o que você precisa é equilibrar os ombros e os quadris, mantendo o foco na parte acima da cintura. Chame a atenção para o rosto e ombros e deixe a cintura evidente, mas sem marcá-la demais. Da cintura para baixo, quanto menos detalhes, melhor.

Blusas
Escolha modelos levemente acinturados, na altura do ossinho do quadril ou acima dos joelhos. Os decotes canoa, redondo, ombro-a-ombro e V (não muito profundo) ajudam a destacar a região do colo. Texturas, babados, franzidos e drapeados nessa região também são bem vindos, assim como as mangas curtas com volumes ou detalhes.

Blazers e Jaquetas
Mais uma vez, opte pelos modelos acinturados, com lapelas levemente mais largas, casaquinhos curtos e boleros.

Calças e Bermudas
Não ouse na escolha das calças, aqui o melhor é ser discreta. Escolha modelos retos ou bootleg, em cores e lavagens escuras. O comprimento deve ser quase até o chão e a cintura, levemente baixa. As bermudas podem ser retas e soltinhas, na altura dos joelhos.

Saias e Vestidos
As saias não devem ser volumosas demais. Escolha as levemente rodadas ou as evasê, em tecidos mais fluidos ou pouco encorpados. Os vestidos com cintura alta equilibram a sua silhueta, assim como os transpassados com saia em A.

Acessórios
Para destacar o colo, use colares próximos ao pescoço ou na altura do busto. Aposte nas bolsas de alças curtas e na hora de escolher os sapatos, prefira os de bico fino, com salto.


TRIÂNGULO INVERTIDO

Descrição:
Aqui acontece o contrário. Se você tem os ombros e as costas mais largos que a região do quadril e coxas, no estilo nadadora, a estratégia é chamar mais atenção para as suas pernas e seu quadril estreito, suavizando a área dos ombros.

Dicas:
Valorizar suas pernas e seu quadril estreito, dimuindo a atenção nos ombros, é a sua missão na hora de se vestir. Para isso, você só precisa manter os detalhes na parte de baixo da cintura ou próximos ao pescoço.

Blusas
Os modelos mais indicados são as camisas e tops estilo blusê, usados para fora da calça ou saia. Decotes estreitos e profundos, em V ou U, também ajudam a levar a atenção para a parte inferior do corpo. As mangas devem ser soltas, sem volume, ou com punhos abertos. Se a blusa for sem manga, opte pelas alças largas.

Blazers e Jaquetas
Os blazers com abotoamento simples e lapelas mais estreitas e longas são super indicados, assim como os mini trench coats.

Calças e Bermudas
Você pode escolher suas calças sem medo, mas os modelos que trazem barras mais amplas são os mais indicados, porque ajudam a equilibrar a largura dos ombros. Adote tecidos mais encorpados e brinque com detalhes nos quadris. Shorts curtos e bermudas soltinhas também caem superbem em você.

Saias e Vestidos
Escolha saias rodadas, evasê, retas ou lápis, privilegiando os tecidos encorpados. Os vestidos podem ser transpassados, com cintura baixa ou frente-única com faixas largas em volta do pescoço.

Acessórios
Abuse dos colares e brincos mais compridos e de pulseiras que chamam a atenção. Usados com bolsas de alças longas, eles ajudam a destacar os quadris. Os cintos devem ser mais "caídos", sem marcar demais a cintura.


RETÂNGULO

Descrição:
Se você é do tipo retinha, sem muitas curvas, com os ombros, quadris e cintura quase da mesma largura, o que você precisa fazer é escolher uma das partes do corpo para dar destaque. A nossa sugestão é que você valorize os ombros ou as penas.

Dicas:
Com alguns truques na manga você rouba no jogo e ganha uma silhueta mais alongada, o torso mais fino e a cintura mais definida. Desviar a atenção para os ombros e usar blusas com detalhes verticais são alguns deles.

Blusas
Escolha os modelos blusê, cache-coeurs, túnicas e batas, com decotes em V ou assimétricos. Use as blusas sempre por fora da calça ou saia e privilegie os tecidos fluidos.

Blazers e Jaquetas
Os blazers que mais combinam com você são aqueles de um botão ou que começam a abotoar abaixo do busto. Os trench coats também são uma ótima opção.

Calças e bermudas
O ideal é escolher calças e bermudas sem cós ou com a cintura levemente baixa, com pernas retas ou sequinhas.

Saias e vestidos
As saias evasês ou em viés são perfeitas para o seu tipo de corpo, assim como os vestidos transpassados ou com recorte sob o busto. Tecidos fluidos ajudam a ganhar formas.

Acessórios
Colares compridos, bolsas com alças longas, carteiras e cintos "caídos" ajudam a marcar os quadris. Sapatos com bicos mais pontudos, por sua vez, contribuem para o visual longilíneo.


OVAL

Descrição:
Se você tem o corpo mais arredondado, com seios grandes e pernas bem desenhadas ou até grossinhas, a dica é dar destaque para as partes mais finas, ganhando assim, mais equilibrio. Na dúvida, privilegie sempre o colo e as pernas.

Dicas:
Para afinar e alongar a silhueta, você não precisa muito. Basta destacar o seu rosto e o seu colo, escolhendo modelos que evidenciam a direção vertical do olhar.

Blusas
Modelos curtos achatam a silhueta oval, por isso escolha os alongados com tecidos fluidos, como as túnicas e as camisas por fora da calça ou saia. Chame a atenção para a região do colo com decotes em V ou U, detalhes, bordados, brilhos e aplicações.

Blazers e Jaquetas
Escolha modelos retos e levemente acinturados, com dois ou três botões e lapelas estreitas e longas.

Calças e Bermudas
Calças retas ou levemente afuniladas na barra, com a cintura um a dois dedos abaixo do umbigo e em cores escuras favorecem a sua silhueta. Assim como as bermudas retas, usadas logo abaixo dos joelhos.

Saias e Vestidos
As saias devem ser, de preferência, sem cós e levemente evasê ou rodadas e os vestidos, transpassados ou com recorte sob o busto.

Acessórios
O seu rosto deve ser o centro das atenções, por isso use colares abaixo da base do pescoço e brincos. Os sapatos devem seguir o mesmo tom da calça ou saia, sempre com um pouco de salto.




Agora que você sabe qual seu tipo físico use a abuse das peças e acessórios que melhor lhe caem bem... É sucesso garantido!



9 comentários:

Adriele Bonfim disse...

Adorei o post bem legal :D
Seguindo já me segue?
www.tudoofake.blogspot.com

Margareth Gervason disse...

Adorei as dicas, o post ficou completo.
Acho que todas podem se encontrar aí
Boa quinta
Beijos coloridos!

Luana S. disse...

nossa flor, arrasou no post, mtt legal =) adorei!
beijoos
www.girlstylish.com

Anônimo disse...

Boa Noite!
Gostei as dicas rsrs
Passa lá no meu?!
http://supermaquiadora.blogspot.com/

Thaís Araújo disse...

Um arraso esse post! É sempre bom saber essas coisas!
Bjs, Thá.
http://consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Gih disse...

adorei o post flor
ótimo fim de semana
kisses

Camille disse...

que dicas bacanas! amei o post!
bjs

Nathalia Pereira disse...

Adorei as dicas, qprendi coisas que não sabia.
Dá uma passadinha no meu blog que tem Sorteio de Natal.
Beijokas

Andy Santana disse...

Muito bom o post,
assim dá para ver o melhor e o que combina com cada silhueta...
beijinhos e bom dia

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Sua participação é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...