01 junho 2011

Algumas verdades e mitos sobre os cuidados com as unhas

Olá meninos e meninas.




Visitando alguns blogs de revistas focadas na beleza feminina, e assim, patrocinadoras de cosméticos, descobri uma entrevista muito interessante sobre Mitos e Verdades com os cuidados das unhas  com o farmacêutico especializado em cosméticos Paulo Henrique Lucas, consultor do grupo LQF (do qual faz parte a marca Derma Nail).

Quem nunca ouviu falar que usar esmalte escuro é bom para fortificá-las, outros, pelo contrário, garantem que ficar uns dias sem a tinta ajuda as unhas a “respirarem” e deixá-las ainda mais saudáveis.  São essa e outras questões que iremos esclarecer:







1. Esmaltes escuros deixam as unhas escuras? Mito. Na verdade, o que deixa as unhas escuras são algumas substâncias presentes nos esmaltes, como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (ambos são solventes agressivos), que vão tingindo as unhas gradativamente, principalmente com o uso prolongado.


2. Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que fiquem mais fracas e quebradiças. Mito. Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde delas, já que o processo é feito apenas na extremidade, quando ela já passou por toda a fase de crescimento.


3. Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas. Mito. Os esmaltes escuros não contêm nenhuma substância que possa fortalecer as unhas, pelo contrário. Os ingredientes já citados (formaldeído, tolueno e o benzeno) são nocivos principalmente para quem sofre com sensibilidade. Antes de comprar o esmalte, cheque a embalagem para ver se ele não contêm esses ingredientes. E, caso ocorra alguma alergia, procure um médico antes de qualquer coisa, para que ele faça exames e detecte qual é realmente o problema.


4. É preciso deixar as unhas sem esmalte para que elas possam “respirar”. Mito. As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não precisam “respirar”. O que pode acontecer é o enfraquecimento e o ressecamento das unhas em virtude da esmaltação contínua feita com esmaltes que apresentam as já citadas substâncias prejudiciais. Para evitar o problema, opte sempre pelos esmaltes livres desses ingredientes tóxicos.


5. Quem é alérgica aos esmaltes pode passar apenas uma base hipoalergênica e qualquer outra cor por cima. Mito. A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça que o esmalte convencional entre em contato com ela e cause alergia.


6. O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com facilidade. Verdade. As unhas dos pés devem ter, preferencialmente, o formato quadrado, para impedir que encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento das unhas encravadas. Já o ovalado é ideal para as unhas das mãos, pois, com esse formato, elas quebram com menos facilidade.

14 comentários:

Anne Leandro disse...

Raquel adoro suas postagens... são tão úteis, e tão fáceis de entender... Adoooooooooooooro e recomendo!!!

Um mega beijo

www.diariodequase30.blogspot.com

Tanialeixo disse...

olá Raquel!!!

Adorei o post... e gostei mais ainda de saber que eu não tenho que ficar uns dias sem esmalte esperando a unha "respirar". Sim! Eu acreditava nisso...

Beijosss
Até +
TaniaRibeiro
www.tanialeixo.blogspot.com

Andy Santana disse...

Nossa, mto bom saber destas dicas...
úteis ... adorei.

beijos

Lila Czar disse...

Hehe, eu sempre deixo as unhas sem esmalte para respirar - dã!
Lila Czar
seviracom30.blogspot.com

Lu Tessera disse...

Sempre me falaram que esmaltes escuros fortalecema unha.Eu sabia que isso não podia fazer sentido.... mas sabe quando de tanto sua mãe falar vc acaba assimilando aquilo como verdade?

Bjos flor
http://www.nerddebatom.com.br

MakeShowUp disse...

eu acreditava que esmalte escuro dava um help maior #RIDEMIM
rsrsrs



http://makeshowup.blogspot.com/

Usei Hoje! disse...

Super bem desvendado ... gostei!


Beijos...

♥Elaine♥
http://useihoje.blogspot.com

16 Amargos disse...

agora sei pq minha unha quebra muito saaihsas

http://dezesseisamargos.blogspot.com/

Thaís Araújo disse...

Amei, flor! Muita coisa aí eu nem sabia...
Adorei as dicas!

Beijos.

www.consumisse.blogspot.com

Revista disse...

Oi Raquel
Obrigado pela visita.
Adorei o conteúdo desse post, como sempre muita informação boa por aqui. hehehe
Beijos
http://www.meuestilogugafernandes.com.br

Nathália disse...

Li tudo e ameii!
Ótimo post.
Eu pensava que muitos MITOS eram verdades.hehe

www.narkyacessorios.blogspot.com

Camille disse...

nossa, acho que eu tava acreditando em mt mito!
haiuhauhaiuhiaha
bjs

VaH disse...

Olá! Está rolando sorteio de um kit Joico no meu blog-lojinha de importados: http://lojinhadavanessa.blogspot.com/2011/05/sorteio-kit-joico-ate-2006.html

Participa lá! Se divulgar, pode participar mais uma vez e ainda concorre em separado a um sachê Bonacure Repair Rescue, da Schwarzkopf! :)

Garota da Echarpe disse...

adorei, adorei, adorei as dicas!!!
bju

Tem post novo no meu blog flor!

www.mademoisellebahia.blogspot.com

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Sua participação é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...