Crianças, eu estava vendo alguns sites de make quando me deparei com um post muito interessante.
Como minha capacidade criativa é muito intensa, retirei copiei completamente o post do Portal da Maquiagem que informa a melhor maneira como devemos limpar nossos pincéis.
Veja a maneira correta de higienizar seus pincéis e mantenha-os limpos e bem cuidados.
Um make bem sucedido depende, em grande parte, dos pincéis que serão utilizados. Com tamanhos, formatos e tipos de cerdas diferentes, uma coisa é certa: todos eles exigem manutenção para aumentar a sua durabilidade e evitar a contaminação por bactérias, que podem gerar alergias e graves danos à saúde da pele.
Segundo Marcella Delcourt, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, devido ao constante contato com a oleosidade da pele e agentes no ar, a chance das bactérias se proliferarem no pincel é muito grande, já que eles são imãs de impurezas e partículas de sujeiras. Isso exige cuidados redobrados dos profissionais da maquiagem.
De acordo com o beauty artist Renato Mardonis, maquiador do salão paulistano Lovic Cabeleireiros e vencedor do Concurso Conexão Beauty Art 2010, a melhor maneira de higienizar os pincéis é lavando-os.
Para o uso profissional, o maquiador recomenda que, entre um uso e outro, seja feita a higienização com álcool 70% ou com produtos específicos para a limpeza dos pincéis e a lavagem uma vez por semana ou, no máximo, de 10 em 10 dias - dependendo do fluxo de clientes.
Já os pincéis de boca precisam ser lavados sempre após o uso, isso porque são usados em uma região de fácil contágio por vírus e bactérias.
"É muito importante que o profissional invista no material adequado para atender as suas clientes, mesmo porque, nós profissionais sabemos o quanto os pincéis são fundamentais para um acabamento perfeito", alerta Renato.
Segundo o beauty artist, o ideal é que o maquiador tenha vários pincéis para a mesma função. Assim ele pode lavá-los e enquanto secam, o profissional não ficará sem material de trabalho. Mardonis afirma: "O investimento é alto, mas a higiene é tudo".
Para acabar de vez com as suas dúvidas veja um passo a passo e aprenda a maneira correta de higienizar as suas ferramentas de trabalho!
- Umedeça o pincel com água.
- Usando um shampoo neutro, esfregue as cerdas na palma da mão em movimentos circulares.
- Enxágue as cerdas completamente. Lembre-se de enxaguá-las para baixo, assim você evita que a água entre no cabo do pincel, o que com o tempo pode estragá-lo.
- Passe um condicionador neutro nas cerdas sempre seguindo a sua direção natural.
- Depois de deixar os pincéis "descansarem", enxágue-os do mesmo modo como tirou o shampoo. É importante não deixar resíduos de condicionador.
- Coloque-os deitados em uma toalha. Nunca coloque-os para secar de pé para que a água acumulada nas cerdas não escorra para o cabo. Depois disso, deixe-os secar naturalmente - o que pode levar um dia inteiro.
Dica: Procure lavá-los no final do dia para que sequem durante a noite. Não exponha-os ao sol e os deixe secar em um lugar sem vento.
Entre um uso e outro...
- Para retirar o excesso de produto que fica acumulado nas cerdas, use um papel toalha branco e esfregue levemente.
- Para esterilizar os pincéis, utilize álcool 70%.
Dica: Coloque o álcool em um borrifador, assim fica mais fácil na hora de aplicá-lo nas cerdas dos pincéis. Borrife o produto por todas as cerdas e esfregue-o levemente no papel toalha até sair totalmente o produto acumulado.
- Para esterilizar os pincéis de boca, misture em um potinho álcool 70% com um pouco de shampoo neutro. Depois mergulhe o pincel na mistura e esfregue-o até sair bem o excesso de batom acumulado nas cerdas. Em seguida, enxágue e passe somente o shampoo neutro. Verifique se ainda restam resíduos de batom passando-o em um papel toalha. Se necessário, repita a operação.
Para acabar de vez com as suas dúvidas veja um passo a passo e aprenda a maneira correta de higienizar as suas ferramentas de trabalho!
Uso pessoal
No caso de uso pessoal, o maquiador recomenda a lavagem pelo menos uma vez por mês, já que, nesse caso, os pincéis sempre são utilizados pela mesma pessoa. Portanto, basta retirar o excesso de produto que fica acumulado nas cerdas entre um uso e outro e guardá-lo dentro de um nécessaire limpo. Isso é suficiente para mantê-lo por mais tempo.
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! Sua participação é muito importante!