09 maio 2011

Guia de Perfumes

Olá meninos e meninas,
Estou louca para comprar um perfume novo, depois que ganhei um Bvlgari da Duks Perfumaria viciei em perfume, mas fiquei na dúvida em qual comprar, por isso pesquisei sobre perfumes... E achei cada coisa!!

Assim, decidi dividir com vocês o que achei!! Espero que seja muito útil!



O QUE É UM PERFUME?
A concentração das essências e os outros componentes usados, configuram os variados tipos de perfumes, como os relacionados a seguir:

1) Extrato, Perfume ou Parfum: Corresponde ao produto mais nobre da linha, que também é o mais envolvente e o mais ricos dos produtos alcoólicos, possuindo uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% e álcool 96%, durando na pele entre 12 a 20 horas.

2) Eau de Parfum: Produto que permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo, onde a base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais, com duração na pele entre 6 a 8 horas.

3) Eau de Toilette: Neste produto específico, a base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%, com duração na pele entre 4 a 6 horas.

4) Eau de Cologne: Neste tipo, a base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma maior sensação de frescor, apresentando uma concentração de 3 a 5%, com duração efêmera e menor na pele, sendo ideal para o pós-banho.

O QUE É NOTA DE UM PERFUME?

Um perfume é concebido para se desenvolver no tempo, como fogos de artifício:
  • explode com as notas de cabeça que devem prender a atenção desde o primeiro segundo
  • se desenvolve e se enriquece gradualmente com as notas de coração
  • aí ele permanece com as notas de fundo que dão o rastro e perduram na recordação
Mas ele conserva sua unidade: deve desprender-se em evolução progressiva e permanecer sem enfraquecimento até o final. Indicamos aqui quais os produtos responsáveis pelos 3 momentos do perfume:

- Nota de cabeça

Hesperideas (bergamota, laranja, tangerina) e também, lavanda, estragão, louro e manjericão.


- Notas de coração
Essência rosa, gerânio, neroli. Estes produtos são chamados modificadores.


- Notas de fundo
Essência de jasmim, sândalo, patchouli, vetiver, musgo de carvalho, civete, almíscar, âmbar, baunilha. Esses são chamados fixadores.


Além desta estrutura, um bom perfume deve ter qualidades técnicas: deve ser forte, persistente e deixar um rastro. Enfim, sua elaboração deve ser homogênea de modo que sua evolução (nota de cabeça, de coração, de fundo) tenha uma característica comum. Um compositor de talento deve saber obedecer a todas as leis para criar um perfume que irá agradar ao público.

A maioria dos perfumes podem ser agrupados em famílias: cada família sendo caracterizada por uma dominante olfativa. Oferecemos aqui uma classificação de oito famílias diferentes:




1- Cítricas Florais ou Frutados:
São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja, sendo que neste grupo encontram-se as essências das primeiras Águas de Colônia.


2- Florais Aldeídos:
Família de grande importância, pois agrupa perfumes cujo tema principal são as flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, floral frutal, entre outros.

3- Filifolhas:
Compreendem uma composição de essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.


4- Chipre Florais
Este termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917, constituindo um grupo de perfumes baseados principalmente nos acordes do patchuli, da bergamota e da rosa. As matérias-primas são extraídas de musgos, normalmente, do carvalho. São perfumes clássicos e sofisticados.


5- Fougère ou Amadeirados:
São notas suaves como o sândalo e o patchuli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, e na maioria das vezes, com notas cítricas e de lavanda conjuntamente.


6- Âmbar ou Orientais Florais:
As matérias-primas são à base de âmbar, baunilha e tuberosas. São perfumes fortes, marcantes, misteriosos e super sensuais. Fazem parte deste grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhados.


7- Aromáticos Secos e FrutadosAs matérias-primas são a base de cominho, manjericão, estragão, cravo, canela, noz moscada e pimenta. São misturas de secos e frutados que criam uma fragrância híbrida.


8 - Couro Seco:
Trata-se de uma fórmula muito particular, por ser um perfume diferente da maioria, apresentando notas secas que tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.




QUAL O LOCAL DO CORPO É MELHOR PARA SE USAR O PERFUME? 







O ponto clássico para a aplicação dos perfumes é atrás das orelhas, mas existem vários outros pontos favoráveis. São aqueles onde o fluxo sanguíneo é maior, já que é por meio do corpo que o perfume se expande.


Por exemplo:
  • A nuca
  • Dobras dos braços
  • Inferior dos braços
  • Atrás dos joelhos
  • Entre os seios
  • Região do umbigo
  • Parte interna das coxas
  • Curva das costas


Atenção: Pode-se aplicar o perfume também no forro das roupas.

VOCÊ SABIA?
Que o perfume varia de pessoa para pessoa! Cada pessoa tem a sua própria química baseada nos genes, tipo de pele, cor de cabelo e até mesmo no estilo de vida que leva e no ambiente em que vive. Experimente o perfume em sua própria pele para ver como ele reage com a química do seu corpo.

Peles oleosas seguram muito mais a fragrância. Quem tem pele seca deve reaplicá-la com maior freqüência.

É importante trocar fragrâncias conforme as estações do ano! O calor aumenta a intensidade da fragrância. Existem fragrâncias mais apropriadas para o verão e outras mais adequadas para o inverno. É interessante seguir a seguinte regra: usar essências leves no verão e fortes no inverno. Essências cítricas são perfeitas para as estações quente, enquanto as orientais caem melhor no frio.

A fixação do perfume é influenciado pela cor da pele! As pessoas de pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas. Já as de peles claras se adaptam melhor a criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente. Ressalta-se que as ruivas têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes.


As fragrâncias não duram para sempre. Há certas precauções, porém, que garantem a sua qualidade. Guarde o frasco num local seco e escuro. O calor pode destruir uma fragrância, portanto mantenha o frasco longe das altas temperaturas. Colônia e eau de toilette podem ser guardadas na geladeira para manter seu frescor. Perfumes geralmente duram três anos a partir da data de fabricação.



Descubra qual o tipo de perfume combina com você, clicando aqui.



16 comentários:

Lívia Mautoni disse...

Parabéns pelo post Rachel!

Tem mta gte q tem dúvidas sobre a diferença entre eau de perfum e toilete. E eu achava que só existia esses dois, acabei de ficar sabendo mto mais com o seu post!

Beijosssss

http://www.eunaosouamelia.com/

Monica Tinoco disse...

Adorei...desses aí recomendo o 212 sexyr, o amor amor e o Kenzo do vidrinho colorido que eu esqueci o nome... Muitooooooo bons!!!!!!!!

bjoaks

http://papinhodeloira.blogspot.com/

Lila Czar disse...

Adoro perfumes fortes, com baunilha na composição - como o 212, o Kenzo e o Angel.
Lila Czar
seviracom30.blogspot.com

DM disse...

Raquel parabéns pelo blog e por esse post. Adoro conhecer de perfume, acho esse item essencial e poderoso!

Também tenho um blog! Dá uma visitinha:
http://expressionmasculine.blogspot.com/

Bjos!

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

muuuito legal esse post, adorei
bjnssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Anônimo disse...

UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE E NÃO AGRESSIVA PARA CÍLIOS E SOBRANCELHAS CURTOS, COM FALHAS, PROBLEMAS DE CRESCIMENTO , PROBLEMAS DE QUEDA OU FRÁGEIS


TRATAMENTO NATURAL COM EFICÁCIA , LUXO E GLAMOUR

ECRINAL DA FRANÇA, SOFISTICADA E ESPECIALIZADA na nutrição dos cílios e sobrancelhas fragilizadas através de uma ação direta no bulbo ciliar, local de formação dos cílios e sobrancelhas. E bastante interessante.

Essa ação pode ser descrita cientificamente da seguinte forma:

Em resumo, o ativo patenteado da linha ecrinal, o A.N.P.® age sobre a papila dérmica, ativando a produção de grupamentos S-H, proporcionando um metabolismo ativo, indispensável à síntese de metionina e cisteína, aminoácidos que constituem essencialmente os fâneros (cabelos, cílios, sobrancelhas e unhas).

O produto é usado a noite antes do deitar.

A EMPRESA E LÍDER DE MERCADO NA FRANÇA E OS PRODUTOS SÃO TAMBÉM PRESCRITOS POR DERMATOLOGISTAS.

A linha oferece também RIMEL NUTRITIVO E VOLUMADOR de cílios para uso de dia .

O resultado e simplesmente glamouroso como a origem dos produtos, produzidos em Mônaco, na Rivieira Francesa .


VC VAI ADORAR.............................


Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda )

ecrinal.com ( francês e Inglês )
asepta.com ( da França )
ASEPTA.COM.BR ( NO BRASIL )

No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )


espero ter contribuído de alguma forma

vanessa disse...

Raquel,
Adoro saber sobre perfumes. Aprendi ainda mais.
Ah fiz o teste e deu certíssimo.
Beijocas

The girls disse...

Adorei o post, ja estamos seguindo e esperando sua visita para participar do sorteio de esmaltes Revlon

bjs

jak

www.kakaejak.blogspot.com

Margareth Mazetti disse...

Olá!
Adorei este post!
Sou doida por perfumes! Não tenho muitos importados não! Sou bem (pobre, segundo a Débora minha filha!kkkkkkk) democrática, se eu gostar do perfume eu compro! Ando doidinha com o Parisiense (YSL), mas vai demorar um pouquinho!
Tenha uma ótima semana!
Beijo!

Robertta Rocha disse...

EU adoro perfumes, e geralmente uso frangância pro dia e diferente pra noite. QUando ta mais calor, tb prefiro as cítricas. bjss

http://fashionmood-blog.blogspot.com/

Marina Lang Stapani disse...

Nossa esse post está completíssimo!!! Parabéns pelas informações e tudo o mais!!

Que bom que vc gostou do blog e daquele texto de dia das mães! E fui eu que escrevi sim, rs! Poetiza nada, é só um passatempo! Mas fiquei muito feliz que agradou!!!

Beijinhos!
http://www.estiloestilomeu.blogspot.com

Nicelle Almeida disse...

Nossa, quantas ifnormações super importantes. Algumas eu nem afzia idéia.

Adorei mesmo o post ;)

Beijos e tenha uma ótima semana!

Te espero lá no blog!

www.nicellealmeida.blogspot.com

Luzinha disse...

eu adoreiiii o post!!! tb sou loucaa por perfumes!!!

bjos

Gi disse...

adorei o post... bem explicativo...

gente tem sorteio lá no blog, vocês já estão participando????

www.pimentaroja.blogspot.com

bjoss...

Gi

Helena Pavan Guimarães disse...

Adorei o post...super dicas!!!!!
Beijo e boa semana.
Helena

Mônica disse...

Bom, gosto de quase todos... Acho que pelo menos 1 em cada quadrinho desses eu tenho ou já usei! Sou louca por perfumes... Quanto mais exotico mais eu gosto! Nada de ter o mesmo cheiro todos os dias, claro que um sempre é especial, mas gosto mesmo é de estar cheirosa!!!

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Sua participação é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...