16 maio 2011

Você sabe lavar seus cabelos?



Olá meninos e meninas,

Estava conversando com algumas meninas sobre xampu e hidratação quando me deparei que elas não tinham a certeza (certeza mesmo) de como lavar os cabelos corretamente. Por isso, busquei informações em sites e revistas especializados em cabelos e resolvi fazer este post!


Antes de começar o passo-a-passo, uma coisa muito importante deve ser dita: LAVE OS CABELOS QUANDO ELES “PEDIREM”. NÃO EXISTE NENHUM PROBLEMA EM LAVÁ-LOS TODOS OS DIAS, SE ASSIM FOR NECESSÁRIO! Outra coisa, quando se usa sempre um mesmo xampu, os ingredientes ativos, em especial os silicones, acumulam-se nos fios, formando um “filme” que passa a impedir a penetração e a ação dos shampoos convencionais e máscaras de hidratação. Esse acúmulo vai deixando os cabelos pesados e sem vida. Então, RECOMENDA-SE USAR UM XAMPU ANTI-RESÍDUOS A CADA 15 DIAS.

Agora podemos explicar como lavar corretamente os cabelos.

A primeira coisa que devemos fazer é molhar os cabelos! Aí você pensou: “Mas eu isso eu já faço! Vou lavar cabelos a seco?”. Bem, não é isso que eu quero dizer. Ao molhar os cabelos a água de estar morna para fria, ou seja, não deve ser tão fria, mas também não pode ser morna, não! Tem que ser uma fria não congelante!

ATENÇÃO: Nunca se deve lavar o cabelo na água super quente, como dizem “com a água pelando”, uma vez que a água quente estimula a produção de óleo do nosso couro cabeludo e abrem as escamas do cabelo. Ai, ao invés de limpar o cabelo, você está dando maior oleosidade a raiz e dando um aspecto de “palha de aço” as pontas. Ninguém quer isso, né!

Após molharmos a cabeça. Devemos passar o xampu. Certo? Pois é. Aqui, encontramos um dos maiores erros das pessoas. O xampu é um produto de limpeza, portanto, tende ser mais forte, possuindo muitas químicas. Desde modo, a aplicação do xampu na cabeça deve por igual, o que geralmente não fazemos. 


Quem não coloca o xampu na mão depois o coloca na cabeça em um único lugar para posteriormente espalhá-lo? Como já foi dito, o xampu é um produto de limpeza e ao colocá-lo em apenas um lugar, o produto fica em maior concentração. Assim, ao ser usado diretamente no couro cabeludo pode trazer danos como: irritação, coceiras, escamações. A maneira correta de se fazer é aplicar nas mãos, espalhar (nas mãos) e logo após aplicar na raiz puxando para as pontas do cabelo.


ATENÇÃO: Puxe a espuma da raiz para as pontas cuidadosamente, evitando o atrito. A massagem deve ser feita somente no couro cabeludo...

Aqui, encontramos outro erro: como massagear o couro cabeludo? Se você tem o couro cabeludo oleoso, deve-se esfregar bem ele, para remover a oleosidade em excesso. Todavia, se seu couro cabeludo seco deve-se massageá-lo suavemente.

Assim, após essa massagem devemos enxaguar abundantemente, não deixando não resquício do xampu. Para verificar se retirou tudo o xampu, basta olhar a água que sai dos cabelos, pois se ela for límpida, seu cabelo está livre de qualquer produto.


Para finalizar a limpeza dos cabelos é necessário aplicar o condicionador. Antes de aplica-lo retire o excesso de água. 

Vocês sabiam que o condicionador tem como função fechar as escamas dos cabelos, já que o xampu as abriu?!? Assim, deve-se passá-lo somente nas pontas (independente do seu couro cabeludo ser seco ou oleoso), como se estivesse alisando uma corda. 


ATENÇÃO: Nunca use pente ou qualquer coisa do gênero para passar o condicionador porque acaba quebrando, arrebentando os cabelos. 

Deixe agir por, no máximo, 3 minutos e enxague abundantemente. Detalhe, jamais deixe condicionador no cabelo no cabelo, pois ao invés de hidratar, o condicionador acaba ressecando os cabelos.

Seque com a toalha, fazendo-a absorver a água, evitando esfregá-la muito, para não abrir novamente as cutículas do cabelo.


Agora, basta pentear do seu jeito! Seus cabelos agradecem!!!

9 comentários:

Rafaelli - Só Para Meninas disse...

Adorei as dicas. As vezes a gente faz errado, mesmo ;)

Lila Czar disse...

Muito bom o Post. Lavar o cabelo direitinho (o que não é fácil, não) é um passo importante para ficar bonito!
Lila Czar
seviracom30.blogspot.com

♥Viciadinha em Make♥ disse...

Eu confesso que tenho preguiça de lavar o cabelo sabe, mas sei que é preciso então faço direitinho!
Adorei as dicas do post!
Bjo e boa semana pra vc! ^^

Gisele Ferreira
www.viciadinhaemmake.com
@viciadinhamake

Luzinha disse...

Vale lembrar tb que o xampu tem que acabar sempre primeiro que o condicionador...(o que nunca acontecia comigo), depois que o cabeleleiro me deu esse toque meu cabelo ficou muito mais bonito...


beijos

Margareth Mazetti disse...

Olá!
Ótimas dicas!
Algumas coisinhas eu já faço!
Beijos!!

Débora Mazetti disse...

Olá! Amei as dicas! Uma vez me falaram o contrário: couro cabeludo oleoso, esfrega suavemente, couro cabeludo seco, esfrega mais... E agora, como eu esfrego?! hehe Beijos

Lu Tessera disse...

Quando a minha cabeleireira falou que o importante era o shampoo eu cai para trás... sempre achei que era o condicionador!!!! Essa de que pode lavar todo dia eu ainda não sabia. Lavo dia sim, dia nao no inverno. Bjs

Usei Hoje! disse...

Nossa!
Muito boas as dicas.

Beijos...

Elaine
http://useihoje.blogspot.com

Anne Leandro disse...

Confesso eu não sabia lavar meus cabelos!!!kkkkkk
Caramba vc fez um manual de ouro e super gostoso de ler!!!! Parabéns pelo post útil simples e fundamental !!!!
Um mega bjo pra vc !!!
www.diariodequase30.blogspot.com

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Sua participação é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...